Nossos Serviços

Aqui você tem uma visão geral dos estudos, pesquisas, serviços e soluções que desenvolvemos. 

1. Mudanças de vida / Transição.

Mudanças na vida ocorrem o tempo todo.
Mudanças na alma são mais profundas e requerem tempo, sossego, paz.
Você está numa fase de transição de vida e busca novos caminhos?
Você é um nômade digital e procura um lugar legal para passar umas semanas?
Você e sua família sonham em sair da cidade grande e morar no interior, cidade menor
e mais tranquila, no campo talvez?
E aí vêm as dúvidas, os receios, os medos…
Daria certo? Vou encontrar internet de boa qualidade? Vamos nos adaptar? E o
trabalho, renda, acesso, escola das crianças, segurança, distância da cidade, qualidade
de vida?
Percorremos esse caminho anos atrás e sabemos que todo (re)começo é um pouco
difícil, como foi para nós.
Mas nunca nos arrependemos da escolha e mudança feita!
Pense em Gaia Terranova como uma espécie de “Personal Transition”!
Localizada no Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, região de Itajubá, alto IDH, excelentes
faculdades, indústrias de ponta, belas paisagens.
Oferecemos da hospedagem inicial – encare como um teste, um “experimento
controlado” para você e sua família conhecerem a região, se adaptarem, encontrarem
respostas -, até a construção de sua casa.
Continue a leitura para conhecer o que mais podemos oferecer.

2. Ecohousing Gaia Terranova.

Casa de classe média mobiliada, confortável, acolhedora e com internet de fibra óptica.  No Sul de Minas, Mantiqueira, vale do silício brasileiro, alto IDH. Em região de chácaras, Gaia está próxima ao asfalto e à cidade de Itajubá. Acesso fácil a escolas, bancos, supermercados, comércio, universidades e indústrias.

3. Prospecção de Terrenos, Casas, Sítios, Chácaras, Fazendas.

Como escolher o melhor terreno para sua casa, chácara, sítio e talvez começar um novo negócio?

Valorize seu dinheiro e conte com profissionais qualificados para orientar no melhor custo-benefício: localização, acesso, topografia, infraestrutura, iluminação, aquecimento, água, preços, alternativas econômicas, produção agrícola, turismo.

4. Negócios Imobiliários.

Corretores credenciados e especializados (parceiros) avaliam os imóveis e auxiliam na busca pela melhor opção, além de cuidar dos trâmites legais para a compra, venda, aluguel e arrendamento de imóveis urbanos ou rurais.

 

5. Diagnóstico Ambiental Sensorial (DAS).

Associado ao Diagnóstico Ambiental Sensorial – DAS, o levantamento planialtimétrico refina propostas de zoneamento buscando compatibilizar os Agroecossistemas e as Engenharias e a Arquitetura, indicando os melhores locais para a abertura de caminhos e estradas, cultivos e construções diversas.

6. Levantamento Topográfico Planialtimétrico.

Por que investir em um levantamento topográfico mais refinado de sua propriedade?

Conhecer o terreno em maior profundidade, evidenciando as curvas de nível, as classes de declividade, os ecossistemas naturais, os canais de drenagem e o uso atual do solo facilita o planejamento da propriedade.

Principalmente em associação com o Diagnóstico Ambiental Sensorial – DAS, o levantamento planialtimétrico (parceiros) refina propostas de zoneamento buscando compatibilizar os Agroecossistemas e Engenharias e Arquitetura, indicando os melhores locais para a abertura de caminhos e estradas, cultivos e construções diversas.

7. Estudo Bioclimático.

Por que conhecer o clima e microclima de um lugar?

Definido o local de construção da casa, chalé, pousada, etc., o Estudo Bioclimático permite cruzar dados regionais de insolação, temperatura, pluviosidade, umidade e rosa dos ventos, com características locais da microbacia hidrográfica como relevo, ecossistemas locais, orientação da vertente e declividade.

Como resultado final e base para projetos de arquitetura e engenharia, orientações sobre o posicionamento do imóvel, melhor aproveitamento do sol (iluminação, aquecimento, geração de energia), das brisas (ventilação passiva), chuvas e paisagem, propiciando experiências únicas, conforto bioclimático e redução de custos de operação e manutenção.

8. Design Ecológico.

O que é e para que serve?

O design ecológico parte de um conhecimento aprofundado do lugar, seus padrões, fluxos, ritmos, ciclos, para então estabelecer conexões e integrações entre os elementos naturais e construídos. Observar e aprender com o ambiente de entorno (paisagem natural, ecossistemas locais) e incorporar esses conhecimentos ao design de ambientes construídos e suas tecnologias é proposta do design ecológico. Em outras palavras, integrar o ambiente construído às características do lugar, aproximando Homem e Natureza ao fechar ciclos de matéria, energia e nutrientes.

9. Engenharia, Arquitetura e Design Biofílico e Afetivo.

A base de uma arquitetura sustentável, ecológica, biofílica é um conhecimento aprofundado do lugar onde as soluções arquitetônicas e de engenharia serão propostas. O diálogo intenso entre o projeto e os aspectos naturais da paisagem (vista, incidência solar, ventos, brisas, chuvas, umidade, temperatura, relevo, declividade, biota, etc.) é determinante para a formação de ambientes acolhedores, confortáveis, bonitos, saudáveis e integrados, otimizando o uso de água, energia e materiais, reduzindo, despesas de operação e manutenção, ampliando a vida útil da construção e gerando maior qualidade de vida aos ocupantes.

Os projetos de arquitetura e engenharia (parceiros) utilizam o sistema BIM (construção virtual) e pode incluir: cálculo estrutural; projetos elétrico, hidrosanitário e reuso de água; orçamentação, acompanhamento, administração e execução de obras residenciais, comerciais e industriais; serviço especializado em desempenho das edificações (casas funcionais); harmonização de ambientes; avaliação de imóveis; vistorias e laudos de engenharia (patologias das edificações).

10. Tecnologias Vivas para o Saneamento Rural.

Com soluções baseadas na natureza (SbN), as Tecnologias Vivas são propostas para os cuidados com a água, gestão de águas da chuva (drenagem), gestão de resíduos sólidos e tratamento dos esgotos residenciais visando à recuperação de nutrientes e reutilização segura do efluente final. Os sistemas de tratamento podem compor um paisagismo funcional, incluindo banhados, jardins filtrantes, lagos ornamentais, piscinas para passarinhos e bebedouro para pequenos animais.

11. Estudos e Pesquisas.

Tradução, versão e revisão Inglês-Português de sites, relatórios, manuais, textos administrativos, acadêmicos, comerciais e literários.

Revisão ortográfica e adequação de artigos científicos e textos acadêmicos (artigos, dissertações, teses) às normas ABNT.

Versão para o idioma inglês de textos acadêmicos para publicação em revistas especializadas.

Telefone +55 35 9123-2448
Itajubá – Minas Gerais, Brasil