Informações relevantes

Aqui você tem uma visão geral dos estudos, pesquisas, serviços e soluções que desenvolvemos. 

1. Transição Cidade-Campo.

Você e sua família sonham em sair da cidade grande e ir para o interior, morar no campo, viver em uma cidade menor e mais tranquila, mas as dúvidas são muitas!

Daria certo? Vamos nos adaptar? E internet, trabalho, renda, acesso, escola das crianças, segurança, distância da cidade, qualidade de vida?

Para auxiliar nessa transição, Gaia Terranova oferece da hospedagem inicial à construção de sua casa, incluindo prospecção de terrenos, soluções imobiliárias, levantamento dos potenciais e das restrições do lugar, levantamento topográfico, estudo bioclimático, design ecológico, arquitetura biofílica e saneamento rural (cuidado com as águas e ambiente).

2. Ecohousing Gaia Terranova.

Casa de classe média mobiliada, confortável, acolhedora e com internet de fibra óptica.  No Sul de Minas, Mantiqueira, vale do silício brasileiro, alto IDH. Em região de chácaras, Gaia está próxima ao asfalto e à cidade de Itajubá. Acesso fácil a escolas, bancos, supermercados, comércio, universidades e indústrias.

3. Prospecção de Terrenos, Casas, Sítios, Chácaras, Fazendas.

Como escolher o melhor terreno para sua casa, chácara, sítio e talvez começar um novo negócio?

Valorize seu dinheiro e conte com profissionais qualificados para orientar no melhor custo-benefício: localização, acesso, topografia, infraestrutura, iluminação, aquecimento, água, preços, alternativas econômicas, produção agrícola, turismo.

4. Negócios Imobiliários.

Corretores credenciados e especializados (parceiros) avaliam os imóveis e auxiliam na busca pela melhor opção, além de cuidar dos trâmites legais para a compra, venda, aluguel e arrendamento de imóveis urbanos ou rurais.

 

5. Diagnóstico Ambiental Sensorial (DAS).

Associado ao Diagnóstico Ambiental Sensorial – DAS, o levantamento planialtimétrico refina propostas de zoneamento buscando compatibilizar os Agroecossistemas e as Engenharias e a Arquitetura, indicando os melhores locais para a abertura de caminhos e estradas, cultivos e construções diversas.

6. Levantamento Topográfico Planialtimétrico.

Por que investir em um levantamento topográfico mais refinado de sua propriedade?

Conhecer o terreno em maior profundidade, evidenciando as curvas de nível, as classes de declividade, os ecossistemas naturais, os canais de drenagem e o uso atual do solo facilita o planejamento da propriedade.

Principalmente em associação com o Diagnóstico Ambiental Sensorial – DAS, o levantamento planialtimétrico (parceiros) refina propostas de zoneamento buscando compatibilizar os Agroecossistemas e Engenharias e Arquitetura, indicando os melhores locais para a abertura de caminhos e estradas, cultivos e construções diversas.

7. Estudo Bioclimático.

Por que conhecer o clima e microclima de um lugar?

Definido o local de construção da casa, chalé, pousada, etc., o Estudo Bioclimático permite cruzar dados regionais de insolação, temperatura, pluviosidade, umidade e rosa dos ventos, com características locais da microbacia hidrográfica como relevo, ecossistemas locais, orientação da vertente e declividade.

Como resultado final e base para projetos de arquitetura e engenharia, orientações sobre o posicionamento do imóvel, melhor aproveitamento do sol (iluminação, aquecimento, geração de energia), das brisas (ventilação passiva), chuvas e paisagem, propiciando experiências únicas, conforto bioclimático e redução de custos de operação e manutenção.

8. Design Ecológico.

O que é e para que serve?

O design ecológico parte de um conhecimento aprofundado do lugar, seus padrões, fluxos, ritmos, ciclos, para então estabelecer conexões e integrações entre os elementos naturais e construídos. Observar e aprender com o ambiente de entorno (paisagem natural, ecossistemas locais) e incorporar esses conhecimentos ao design de ambientes construídos e suas tecnologias é proposta do design ecológico. Em outras palavras, integrar o ambiente construído às características do lugar, aproximando Homem e Natureza ao fechar ciclos de matéria, energia e nutrientes.

9. Engenharia, Arquitetura e Design Biofílico e Afetivo.

A base de uma arquitetura sustentável, ecológica, biofílica é um conhecimento aprofundado do lugar onde as soluções arquitetônicas e de engenharia serão propostas. O diálogo intenso entre o projeto e os aspectos naturais da paisagem (vista, incidência solar, ventos, brisas, chuvas, umidade, temperatura, relevo, declividade, biota, etc.) é determinante para a formação de ambientes acolhedores, confortáveis, bonitos, saudáveis e integrados, otimizando o uso de água, energia e materiais, reduzindo, despesas de operação e manutenção, ampliando a vida útil da construção e gerando maior qualidade de vida aos ocupantes.

Os projetos de arquitetura e engenharia (parceiros) utilizam o sistema BIM (construção virtual) e pode incluir: cálculo estrutural; projetos elétrico, hidrosanitário e reuso de água; orçamentação, acompanhamento, administração e execução de obras residenciais, comerciais e industriais; serviço especializado em desempenho das edificações (casas funcionais); harmonização de ambientes; avaliação de imóveis; vistorias e laudos de engenharia (patologias das edificações).

10. Tecnologias Vivas para o Saneamento Rural.

Com soluções baseadas na natureza (SbN), as Tecnologias Vivas são propostas para os cuidados com a água, gestão de águas da chuva (drenagem), gestão de resíduos sólidos e tratamento dos esgotos residenciais visando à recuperação de nutrientes e reutilização segura do efluente final. Os sistemas de tratamento podem compor um paisagismo funcional, incluindo banhados, jardins filtrantes, lagos ornamentais, piscinas para passarinhos e bebedouro para pequenos animais.

11. Estudos e Pesquisas.

Tradução, versão e revisão Inglês-Português de sites, relatórios, manuais, textos administrativos, acadêmicos, comerciais e literários.

Revisão ortográfica e adequação de artigos científicos e textos acadêmicos (artigos, dissertações, teses) às normas ABNT.

Versão para o idioma inglês de textos acadêmicos para publicação em revistas especializadas.

Telefone +55 35 9123-2448
Itajubá – Minas Gerais, Brasil